Novo centro oftamológico fica no CRE Metropolitano, em Cariacica |  Foto: Divulgação/Sesa

Foi inaugurado nesta segunda-feira (5) o novo Centro de Oftalmologia da Regional Metropolitana de Saúde, que terá capacidade para realizar 6 mil procedimentos oftalmológicos por mês.

Localizada no Centro Regional de Especialidades (CRE Metropolitano), no bairro Jardim América, em Cariacica, a nova unidade atenderá pacientes de 23 municípios capixabas. O objetivo do governo do Estado é ampliar o acesso a serviços como consultas e exames, além da oferta de próteses e órteses oculares e a entrega de óculos.

A nova capacidade mensal representa um avanço significativo: a quantidade de atendimentos que agora será feita em um mês correspondia ao total realizado em um ano na região.

Segundo o governador Renato Casagrande, a iniciativa busca fortalecer a rede pública de saúde e facilitar o acesso da população aos cuidados oftalmológicos. “Nosso intuito é ampliar os serviços para atender a demanda e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), aproximando o serviço da população”.

Um dos focos do novo centro será o atendimento a pacientes com glaucoma. Estima-se que cerca de 8 mil pessoas com essa condição estejam atualmente aguardando por atendimento.

“O glaucoma exige um acompanhamento rotineiro, não tem cura. Então a pessoa tem que acompanhar para não perder a visão. Nós já temos hoje esse serviço na Santa Casa, no Evangélico e no Hospital das Clínicas, mas é insuficiente para atender todo mundo. Agora a gente vai conseguir atender quem está na fila e precisa de um exame ou de um acompanhamento de glaucoma”, ressaltou Casagrande, em entrevista à reportagem da TV Tribuna/Band.

Além disso, o contrato firmado para o funcionamento da unidade prevê a entrega de 19 mil óculos e 500 próteses oculares. “Para nós é um passo a mais que a gente dá nessa área da oftalmologia”, destacou o governador.