Representantes do Ministério das Mulheres realizaram, na manhã de ontem (23), uma visita técnica às obras da futura Casa da Mulher Brasileira, que está sendo erguida no bairro Praia das Gaivotas, em Vila Velha. O encontro teve como objetivo alinhar as diretrizes de implantação do espaço e vistoriar o andamento da construção.
A comitiva do governo federal contou com a presença da secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Estelizabel Bezerra de Souza, além de coordenadoras da Rede de Atendimento. A vistoria foi acompanhada pelo prefeito Arnaldinho Borgo e pelas secretárias municipais de Políticas Públicas para Mulheres, Assistência Social e Obras, além da secretária estadual das Mulheres, Fabiana Malheiros.
O prefeito Arnaldinho Borgo apontou que o novo equipamento será um divisor de águas na proteção de gênero do município:
“A implantação da Casa da Mulher Brasileira em Vila Velha é um compromisso da nossa gestão e representa um marco para o fortalecimento das políticas públicas de proteção, acolhimento e defesa das mulheres.”
Integração de poderes e independência financeira
A secretária nacional Estelizabel Bezerra explicou que o diferencial da Casa é a união, no mesmo teto, das estruturas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, garantindo acolhimento humanizado para que as vítimas consigam quebrar o ciclo de abusos.
Ela enfatizou que o projeto foca também no desenvolvimento profissional e na geração de renda. Dados apontam que 65% das mulheres inseridas em contextos de violência doméstica encontram barreiras para se afastar do agressor devido à dependência financeira, o que reforça a necessidade de programas voltados à autonomia econômica. Estelizabel lembrou ainda que o principal pilar dessa rede continua sendo a Lei Maria da Penha, que atinge o marco de 20 anos em setembro.
Próximos passos e alinhamento
Depois da inspeção nas obras em Praia das Gaivotas, o grupo se reuniu no auditório da Prefeitura de Vila Velha para detalhar o plano operacional com as instituições parceiras que vão atuar no local. O início da reunião foi marcado por uma apresentação musical dos artistas Elaine Augusta e Ariel, que interpretaram canções de resgate à dignidade feminina, como “Maria de Vila Matilde”, consagrada por Elza Soares, e “Maria, Maria”, de Milton Nascimento.